Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Função do Legislativo

Função do Legislativo

por vrb publicado 17/02/2017 13h35, última modificação 07/07/2017 14h05
O Poder Legislativo Municipal é exercido através das Câmaras Municipais e representado pelos Vereadores eleitos, que em conjunto com o Poder Executivo e o Poder Judiciário governam o município.
O Poder Legislativo Municipal é exercido através das Câmaras Municipais e representado pelos Vereadores eleitos, que em conjunto com o Poder Executivo e o Poder Judiciário governam o município. 
No município os representantes do legislativo são os vereadores; nos Estados e no Distrito Federal são os Deputados Estaduais e Distritais; Já na União, possuímos um sistema bicameral. São duas casas legislativas. Uma é a Câmara dos Deputados, onde atuam os Deputados Federais, e a outra é o Senado, onde atuam os Senadores 
Quais as funções do Poder Legislativo?
Legislativa: Elaboração de leis e emendas;
Fiscalizadora: Fiscaliza a conduta político – administrativa dos agentes políticos;
Controle Externo: O Executivo é fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Câmara examina as contas por ele apresentadas, aprovado ou rejeitando;    
Julgadora: Julga o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores no processo de cassação de mandato;
Administrativa: relativa aos seus serviços internos. 
 

Qualquer pessoa pode ser Vereador? 

Sim. Vereador é um agente político, eleito elo povo, através do voto direto de acordo com a proporcionalidade da população local, com mandato legislativo para uma legislatura de quatro anos. 
  
O Cidadão  que deseja se candidatar precisa estar filiado a um partido político, ser escolhido pela convenção partidária, assinar declaração em que consente a candidatura e apresentar prova de domicilio e filiação partidária nos prazos legais. 
Condições de elegibilidade:
1 - Deve ser brasileiro;
2 - Estar no pleno exercício dos direitos políticos, portanto não condenado pela justiça criminal;
3 - Ser eleito;
4 - Ter domicílio eleitoral;
5 - Ser filiado a partido ideológico;
6 - Ter idade mínima de 18 dezoito nãos, contados da data de registro de candidatura. 
 

Atribuições do Vereador:

A palavra vereador tem origem do verbo Verear, que significa administrar, vigiar pelo bem estar e segurança dos munícipes. Todo pode emana do povo. Ao ser eleito pelo voto popular, o vereador assume mandato de quatro anos. Durante esse tempo, participa das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões. 
Além disso, atende pessoalmente aos eleitores. Encaminhando seus pedidos a órgãos governamentais ou apresentando no Plenário assuntos de interesse do segmento social.  Ouve a opinião de grupos organizados que reivindicam a colocação de temas específicos em pauta. Para isso, o Vereador costuma receber em seu gabinete trabalhadores e trabalhadoras,  dirigentes sindicais, lideranças de várias comunidades e entidades representativas. 
O vereador propõe à Câmara as medidas que julgar convenientes ao interesse o Município, à segurança e bem estar da comunidade, bem como impugnar as que lhe pareçam contrárias aos interesses públicos, de forma documentada ou mesmo verbal. 
Mídias Sociais

Jornais da Câmara

Edição 120

 

Edições anteriores

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo

Acesso à Informação