Câmara Municipal promove palestra sobre saúde da mulher

por Analista de Comunicação publicado 12/11/2018 11h30, última modificação 12/11/2018 11h29
Câmara Municipal promove palestra sobre saúde da mulher

O palestrante Fernando com os vereadores Anísio, José Sílvio e Marinho; servidores da Câmara e comunidade presente

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do diagnóstico precoce do Câncer de Mama e mais recentemente sobre o câncer de Colo de Útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de Mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o Colo de Útero em diversos Estados. A publicidade adotou o tom de rosa como símbolo representativo de campanhas no período e as ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas em outubro. Assim, foi preparado uma palestra com Fernando Silva Vilas, do PSF Santa Maria, para passar algumas informações à comunidade.
O palestrando reforçou o objetivo da campanha "Outubro Rosa" que além da cor rosa tem o laço representativo da esperança e do cuidado com a saúde. Fernando falou sobre o principal causador de câncer que é o cigarro. Assim, o tabagismo é responsável por diversas outras doenças no mundo. Segundo informações passadas pelo palestrando, por ano, têm 530.000 novos casos de Câncer de Colo de Útero no mundo, por isso a Organização Mundial de Saúde estabeleceu o mês de outubro para conscientizar e combater essa doença. É o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O segundo tipo é o Câncer de Mama, sendo o primeiro tipo de câncer que mais afeta e mata as mulheres, o Câncer de Pele e não é tão divulgado. Fernando alertou sobre a prevenção e também sobre a vacinação do HPV, que previne a doença nas crianças antes da fase adulta ou da fase sexual.
A palestra completa com todos os dados e recomendações do profissional de saúde estão disponíveis no canal da Câmara Municipal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=sDec7fd2CrM.