Estudantes participam do Encontro em Juiz de Fora

por Analista de Comunicação publicado 11/06/2018 08h55, última modificação 11/06/2018 08h58
Estudantes participam do Encontro em Juiz de Fora

Estudantes de Visconde do Rio Branco em Juiz de Fora

Os estudantes participantes do Parlamento Jovem Minas em Visconde do Rio Branco foram a Juiz de Fora onde se reuniram com estudantes das demais cidades do pólo para o 1º Encontro Regional da edição 2018 do projeto. Durante o encontro, os alunos participaram de atividades de entrosamento e dinâmicas com o professor de Artes do Colégio dos Jesuítas, Marco Bavuso, de debates sobre o tema que é "Violência contra a Mulher" e assistiram a uma palestra da Titular da Delegacia da Mulher de Juiz de Fora, a delegada Ione Barbosa.
Juiz de Fora é cidade pólo do Pólo Zona da Mata II e Caparaó. Além de Juiz de Fora, integram o pólo as cidades de Viçosa, Visconde do Rio Branco, Ponte Nova, Piedade de Ponte Nova, Tombos e Paula Cândido.
De forma descontraída, o professor Marco Bavuso aplicou uma dinâmica para "quebrar o gelo" e tornar os estudantes mais familiarizados com os colegas das outras cidades que compõem o Pólo.
Na palestra, a delegada Ione Barbosa falou sobre diversos assuntos que envolvem a violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e o feminicídio. Segundo ela, “em briga de marido e mulher deve-se sim meter a colher. A violência doméstica é repetitiva. O filho que vê o pai batendo na esposa se acostuma com a situação e vai repetir este comportamento em sua própria casa quando adulto”. Além disso, Ione lembrou que a Lei da Maria da Penha é válida não apenas para o matrimônio, como é senso comum, mas em qualquer relação íntima, como no caso de namorados ou "ficantes".
A parceria entre Escola do Legislativo Antônio Pedro Nolasco, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco proporcionou aos estudantes o transporte para Juiz de Fora com conforto e segurança. Os estudantes também contaram com o acompanhamento das psicólogas Karina Costa e Mayane Araújo, que realizam trabalho voluntário junto ao Parlamento Jovem em Visconde do Rio Branco.