Ex-aluna do Parlamento Jovem fala sobre violência contra a mulher

por Analista de Comunicação publicado 11/06/2018 08h56, última modificação 11/06/2018 08h56
Carine Medeiros, ex-participante do Parlamento Jovem Minas em Visconde do Rio Branco no ano de 2011, estudante de Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), Pesquisadora, PET-MEC e Cientista forense participou de um bate-papo com estudantes participantes do Parlamento Jovem Minas VRB 2018.
Ex-aluna do Parlamento Jovem fala sobre violência contra a mulher

Carine com vereadores

Carine falou sobre sua experiência como participante do PJ e da importância do jovem envolver na política. Compartilhou lembranças da época em que integrava o grupo de alunos do PJ e apresentou depoimentos atuais de ex-participantes.
Para integrar ao tema deste ano do Parlamento Jovem "Violência Contra a Mulher", Carine fez um emocionante relato sobre o crime ao qual foi acometida em fevereiro de 2017 e como está sendo conviver com tudo isso levando sua vida dentro da normalidade. Com sutileza e didática apropriada ela contou como tudo aconteceu e pontuou todos os percursos pelos quais precisou vivenciar no período pós crime (primeiro contato, erros, família, sociedade, amigos, psicologia, relacionamentos afetivos, preconceito) até o momento em que foi apresentada à “Casa das Mulheres”.
Numa breve narração Carine explanou sobre a “violência psicológica e moral”, sobre a “violência física” e como foi acolhida na “Casa das Mulheres do Município de Viçosa”. Explicou como se dá todo o processo desde o “... acolhimento sigiloso e aconchegante...” passando pela orientação até a fase atual na qual se encontra (acompanhamento). Assim, Carine conseguiu explicar com clareza e objetividade o organograma da instituição e a quais órgãos a mesma está interligada diretamente.
Por fim, numa atitude fraterna (e de extrema solidariedade) Carine propôs a criação de uma “rede de proteção às mulheres” e se colocou inteiramente a disposição para que pudesse ser contactada através das suas redes sociais disponibilizando, inclusive, seu telefone pessoal.
O relato sobre a violência que sofreu foi enviado para a Coordenação Geral do Parlamento Jovem Minas. Leia na Nota da Fanpage: https://www.facebook.com/notes/parlamento-jovem-de-minas/carine-medeiros-escrever-me-ajuda-falar-me-ajuda-e-ajudar-me-ajuda/1784279558276887/ .
Estiveram presentes juntamente com o Diretor da Escola do Legislativo, o Vereador Reginaldo Victor Bastos, os vereadores Alex Vinícius Coelho, Hugo Elias e José Sílvio Gomes. Também prestigiaram o evento, alguns familiares e algumas amigas de Carine,. Além dos alunos do Parlamento Jovem VRB contamos, ainda, com a presença dos alunos do 9º Verde da E. E. Dr. Celso Machado na companhia da Professora Fernanda Ignacchiti Campos dos Santos. Estiveram, também, presentes: a Secretária Municipal de Educação Mônica Abílio Aad Cardoso e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Ana Carolina Figueiredo, a secretária Naiana Cardoso Mantovani, as psicólogas Maiani Ribeiro Bachim, Yasmine Zopelaro (Secretaria de Assistência Social), Josiana Di Mingo dos Santos (Assessora Executiva de Conselhos), as psicólogas Mayane Araújo e Karina Costa (voluntárias no Parlamento Jovem) e a nutricionista Elaine Henriques Ildefonso acompanhada pela Secretária Executiva Isabel Cristina de Oliveira, representando a APAE de Visconde do Rio Branco. Por fim, Carine atendeu às perguntas dos alunos presentes e deixou todos com a certeza da esperança e da positividade.
Em sua fala, Carine faz o alerta para todas as mulheres que passaram pela mesma situação expressando todo o seu sentimento de humanismo e perseverança: "eu não sou um crime ambulante, eu fui vítima. Sou uma mulher como outra e minha dor só me faz querer evitar a dor de outras."

Carine com parte do público presente