Projeto de Lei institui Semana do Ciclista

por Analista de Comunicação publicado 20/09/2017 14h15, última modificação 20/09/2017 14h15
O Projeto de Lei Nº 1599 do vereador Carlos Antônio da Cruz "Asa Branca" Institui a Semana Municipal do Ciclismo no calendário do Município de Visconde do Rio Branco, a ser celebrada anualmente de 21 a 25 de agosto.
Projeto de Lei institui Semana do Ciclista

Vereador Carlos Antônio da Cruz "Asa Branca"

O Projeto de Lei Nº 1599 do vereador Carlos Antônio da Cruz "Asa Branca" Institui a Semana Municipal do Ciclismo no calendário do Município de Visconde do Rio Branco, a ser celebrada anualmente de 21 a 25 de agosto.
Este projeto visa difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim melhorias para o trânsito; e desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.
Na Semana que trata esta lei, o Poder Executivo envidará esforços no sentido de articular, mobilizar e sensibilizar a sociedade civil, através de políticas públicas que levem a massificação do uso da bicicleta em benefício do trânsito, do meio ambiente e da saúde pública.
Este projeto é mais uma forma de reforçar as ações de entidades que já desenvolvem trabalhos voltados para a prática do ciclismo como meio de transporte e lazer em Visconde do Rio Branco.
Visconde do Rio Branco já faz parte de um importante evento de ciclismo - o Bike Race Brasil - que, anualmente, recebe centenas de ciclistas amadores e atletas de todo Brasil para disputar a primeira etapa do circuito que é aqui nas terras riobranquenses.  Neste ano, a disputa foi no dia 26 de março, e a próxima etapa será dia 24 de setembro em Ubá.
A bicicleta está presente na vida do brasileiro e do riobranquense a muitas gerações. Algumas fotos histórias de 1958 já demonstrava o gosto pela "magrela" em uma disputa de corrida na cidade. As fotos é do Jornal Consciência da Mata e mostra a saída e chegada da, provavelmente, emocionante disputa para a época.

Foto histórica
A prática do ciclismo é indicada para pessoas de todas as idades, andar de bike melhora o condicionamento físico, faz bem à saúde mental, não requer grandes investimentos e colabora com a natureza. Abaixo, 7 benefícios do uso da bicicleta:
1 – Esporte indicado para todas as idades
Podendo ser visto como hobby, atividade física ou meio de transporte, o costume de pedalar elimina os problemas relacionados ao sedentarismo, melhora a contração cardíaca, aumentando a imunidade, reduz a glicemia, o que ajuda no controle de diabetes, evita infartos e combate a hipertensão. Com tantos benefícios, a atividade não exige muito esforço físico e, por isso, é recomendada para todas as idades.
2 – Melhora o condicionamento físico
O uso das bikes tonifica os músculos das pernas, possibilita a perda de peso, estimula a contração do abdômen, incentiva a manutenção de uma postura ereta, precavendo os usuários de dores na coluna, melhora a respiração, auxiliando na prevenção de crises de asma e bronquites, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.
3 – Aumenta a qualidade de vida
O ciclismo também propicia a liberação de endorfina e serotonina, substâncias que dão a sensação de bem-estar e felicidade, isto é, fatores que contribuem para um sono saudável. O hábito de pedalar também tem a importante função de desintoxicar o organismo, uma vez que aumenta a circulação sanguínea nos rins, eliminando substâncias prejudiciais à saúde e excessos. Além disso, andar de bicicleta ajuda a tonificar os vasos sanguíneos das pernas e favorece a irrigação sanguínea dos órgãos genitais, melhorando o desempenho sexual.
4 – Beneficia a saúde mental
Andar de bicicleta faz com que as contrações cardíacas se tornem mais eficazes, ação que permite que o sangue chegue ao cérebro mais rapidamente, diminuindo os casos de ansiedade e depressão. Do mesmo modo, a atividade física proporciona sensações de liberdade e independência, tão essenciais para cada indivíduo.
5 – Alternativa de transporte
À medida que o número de habitantes das grandes cidades aumentou, os meios de transporte público passaram a atender altos números de usuários, atingindo volumes de passageiros que excedem a infraestrutura disponibilizada pela maioria dos centros urbanos. Enquanto isso, a comercialização de veículos de locomoção individual a preços populares multiplicou os números de automóveis circulando por ruas, estradas e avenidas. Portanto, a utilização de uma bicicleta como forma de movimentação pode ser a solução mais rápida, eficiente e menos estressante, já que evita congestionamentos, rodízios, falhas mecânicas e imensos índices de passageiros, fatores a que carros, ônibus, trens e metrô estão expostos diariamente.
6 – Ótima escolha quando o assunto é custo e benefício
Obviamente as bikes não consomem qualquer tipo de combustível, não necessitam de vagas em estacionamentos ou descartam peças de reposição muito caras, ou seja, não é preciso de muito dinheiro para manter uma “magrela” funcionando. Com gastos máximos de aproximadamente R$ 50 por mês com manutenção, as bicicletas apresentam custos 30 vezes mais baratos do que um carro.
7 – Amiga do meio ambiente
Ecologicamente corretas, as bicicletas não emitem substâncias tóxicas, como os Gases de Efeito Estufa (GEE) e material particulado, o PM2,5, e também não provocam poluição sonora. As bikes, obviamente, não precisam ser abastecidas por combustíveis fósseis, só demandam a movimentação humana para se locomoverem, portanto, são veículos sustentáveis.
Mesmo com tantos benefícios, o uso da bicicleta requer cuidado e atenção, principalmente no uso compartilhado com veículos, que são maiores e mais pesados.
O uso de capacetes e roupas chamativas é comum para quem pratica o ciclismo como meio de esporte, mas no dia a dia, as pessoas não utilizam de nenhum meio de proteção, então, a cautela e cuidado são essenciais para a boa condução de uma bicicleta no trânsito.
Dicas pesquisadas no site http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta_noticia.php?7_beneficios_do_uso_da_bicicleta&id=33255