Secretário de Saúde esclarece dúvidas sobre Vaca Mecânica

por Analista de Comunicação publicado 16/03/2018 09h25, última modificação 16/03/2018 09h28
O secretário de Saúde, Thiago Castro, atendendo ao requerimento do vereador Hugo Elias sobre a questão da Vaca Mecânica
Secretário de Saúde esclarece dúvidas sobre Vaca Mecânica

Thiago Castro com Mabinha Cadedo

A presidente da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco, Maria Amábile Cadedo, em atendimento à solicitação ao requerimento nº 12/2018 do vereador Hugo Elias de Lima Diniz que solicitou ao executivo informações sobre a atual situação da Vaca Mecânica e quais os critérios adotados para a nova forma de distribuição de leite e por que as pessoas carentes com intolerância a lactose não terão mais esse direito, recebeu em seu gabinete o Secretário Municipal de Saúde, Thiago de Castro, juntamente com os demais vereadores e assessores para esclarecimentos.

Secretario de Saude na Camara Municipal

O secretário explicou que pensando na qualidade e na vulnerabilidade da saúde das pessoas, houve a necessidade de pensar nesse processo de reestruturação e distribuição do leite, pois o maquinário usado na Vaca Mecânica já é muito antigo, gerando uma manutenção muito alta, e o armazenamento do leite por algumas pessoas compromete a qualidade do mesmo. Segundo o secretário, é muito difícil para a administração pública gerenciar uma produção deste nível, por isso o leite será fornecido em pó pela secretaria.

Para o fornecimento, houve um entendimento entre diversos profissionais da área de saúde envolvidos nesse processo, chegando a conclusão de que o leite deverá ser entregue às pessoas que necessitem do mesmo, através de um laudo médico apresentado a secretária, sem necessidade de qualquer outra forma de avaliação. Para melhor resultado do programa, haverá monitoramento e acompanhamento de todas as pessoas que receberem essa dieta. Não há critérios de renda para o fornecimento desse leite, pois ele é reconhecido como um suplemento alimentar, e não como um item de alimentação básica. O fornecimento desse leite e de outros suplementos alimentares é através de uma política pública municipal, sem recursos vinculados de governos estadual ou federal.

Esse novo modelo de gestão vai possibilitar às pessoas inseridas nessas instituições como a AAPO (Associação de Amparo a Paciente Oncológico) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) poderem estar recebendo atendimento mais efetivo.

De acordo com o secretário Thiago de Castro o objetivo é diminuir a necessidade de demandas pelo judiciário e tornar mais rápido do atendimento às pessoas que realmente necessitam dessa dieta.