Campanha "adote uma caneca no trabalho"

por Analista de Comunicação publicado 20/09/2017 14h02, última modificação 20/09/2017 14h02
Campanha "adote uma caneca no trabalho"

Mesa de café da Câmara já com as novas canecas

A presidente e colaboradores da Câmara Municipal iniciaram a campanha "adote uma caneca no trabalho". O objetivo principal desta campanha é diminuir o máximo possível o uso de copos descartáveis na entidade. Pelo departamento de compras, mensalmente, são utilizados aproximadamente 25.000 unidades de copos descartáveis na entidade, desde o uso nos bebedouros do CAC até os cafés servidos aos funcionários e visitantes. A proposta é diminuir  o uso deste utensílio, já que com o movimento no CAC e biblioteca não haverá como eliminar totalmente o uso dos copos descartáveis. Além da economia que se terá com a redução do uso dos copos, outro fator influenciou muito nesta campanha: copos descartáveis são altamente poluentes ao meio ambiente e extremamente prejudiciais a saúde humana, principalmente no uso com líquidos quentes.
Abaixo, serão citados motivos que justifiquem evitar o uso do copo descartável:
1 – Tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos.
A vida útil dos copos é tão pequena que chega a durar 13 segundos após sair do display, comparando sua vida útil com seu tempo decomposição, mostra que o tempo é extremamente longo, gerações passarão e os copos ainda existirão.
Presentes no meio ambiente e descartados de forma incorreta, acabam parando nas ruas, calçadas, levando a enchentes em caso de chuvas e pode causar até a poluição de rios.
2 – Problemas com a reciclagem.
Atualmente, o copo descartável é o resíduo sólido menos reciclado do mundo. Na maioria dos casos, devido ao seu baixo custo de mercado, sendo de R$0,20 pelo kg do copo. Seria necessário juntar uma grande quantidade de copos para que empresas e cooperativas de reciclagem lucrassem com a reciclagem do copo descartável.
3 – Os copos descartáveis gastam mais água.
Uma pesquisa realizada pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar o copo descartável consome mais água que reutilizar copos reutilizáveis, pois na produção de copos descartáveis são utilizadas até 3 litros de água para a fabricação de cada copo, o mesmo que é utilizado uma única vez e em seguida jogado fora.
A mesma quantidade de água é utilizada para fabricar copos reutilizáveis, mas para lavar o copo para reutilizá-lo, são utilizadas apenas 300ml de água.
4 – Os copos descartáveis podem causar câncer.
Copos descartáveis são compostos de uma substancia chamada Estireno, e de acordo com a pesquisa realizada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com bebidas quentes, como o café, o copo pode soltar uma quantidade desta substância, acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, podendo desenvolver o câncer.
5 – Copos reutilizáveis diminuem o descarte de copos descartáveis.
Como já evidenciado acima, os copos reutilizáveis – canecas, garrafas – podem diminuir o número de descarte de copos descartáveis. Utilizando uma garrafa durante o dia, você pode diminuir o desperdício de 150 copos descartáveis por mês.
Então lembre-se, utilize copos descartáveis de forma consciente, leve sua caneca ou garrafa para o trabalho ou escola, e realize o descarte correto destes materiais. O meio ambiente agradece!

Contribuição do site: http://radiocomunicacao.net.br/usar-ou-nao-o-copo-descartavel/