Profissão de gari tem seu reconhecimento na Câmara Municipal

por Analista de Comunicação publicado 20/09/2017 13h50, última modificação 20/09/2017 13h51
Para lembrar dessa profissão essencial no dia a dia de todas as cidades, o vereador Anísio Alves Ananias entrou com o Projeto de Lei Nº 1589 que Institui a Semana Municipal do Gari no município de Visconde do Rio Branco na semana que comporta o dia 16 de maio de cada ano.
Profissão de gari tem seu reconhecimento na Câmara Municipal

O vereador Anísio Alves Ananias, que propôs o projeto de lei que institui a semana do Gari em Visconde do Rio Branco.

Anualmente, em 16 de maio, já comemora-se o Dia do Gari. Este projeto de lei é mais um reconhecimento pelo importante papel desses profissionais na vida do município.

Profissional fazendo a limpeza urbana. Foto da internet.
A profissão de gari já teve homenagem na Câmara Municipal. No dia 16 de maio deste ano de 2017, os profissionais de limpeza da cidade foram homenageados pelo vereador Hugo Elias. Através de seu perfil particular no Facebook, Elias VRB lembrou a população riobranquense e seus seguidores o quão importante desta data e destes profissionais.
Um trabalho essencial, que exige responsabilidade e dedicação, muitas vezes é visto com maus olhos pela população em geral. É assim que se pode definir a profissão de gari, ainda marginalizada por um grande número de pessoas. Se não fosse por eles, o trabalho de recolher os restos de comidas, produtos de limpeza e sujeiras diversas para depois organizar e colocar tudo separado dentro de sacolas na porta de casa seria em vão. Se não fosse o coletor de limpeza responsável para levar os resíduos que crescem em um curto espaço de tempo em todos os lugares, transitar pela cidade seria uma tarefa quase impossível.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado em 2015, a quantidade de lixo urbano produzida no país atingiu, naquele ano, 79,9 milhões de toneladas, 1,7% a mais do que no ano anterior. Isso demonstra como, nós brasileiros, somos dependentes desse profissional.