Ações a favor do Rio Xopotó são discutidas na Câmara Municipal

por Analista de Comunicação publicado 20/09/2017 13h15, última modificação 21/09/2017 13h41
A Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco através da parceria com a AMIX, a CIEA, a EMATER-MG e o ROTARY CLUB de Visconde do Rio Branco realizou o Iº Fórum Legislativo de Ações Ambientais da Bacia do Xopotó. O objetivo deste Forum foi discutir e debater ações e soluções para amenizar e melhorar a situação em que se encontra o Rio Xopotó em toda sua bacia.
Ações a favor do Rio Xopotó são discutidas na Câmara Municipal

Ao centro da mesa, a Presidente da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco Mabinha Cadedo, com os palestrantes e convidados especiais

No dia 22 de agosto, no Plenário da na Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco aconteceu o Iº Fórum Legislativo de Ações Ambientais da Bacia do Xopotó. O Forum aconteceu através da parceria entre a Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco, a AMIX, a CIEA, a EMATER-MG e o ROTARY CLUB de Visconde do Rio Branco e teve como programação as palestras: EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO NA BACIA DO XOPOTÓ com o Engenheiro Agrônomo Gerente Regional EMATER-MG de Ponte Nova e Viçosa DEONIR LUIZ DALLPAI representando pelo Coordenador Técnico da EMATER-MG ROGÉRIO JACINTO GOMES; PROGRAMA DE PRODUÇÃO DE ÁGUA E SANEAMENTO RURAL com o Engenheiro Agrônomo e Presidente da AMIX RAUL CARDOSO FILHO; e AÇÕES COLETIVAS NA BACIA DO XOPOTÓ: COMO IMPLEMENTÁ-LAS? com o Engenheiro Agrônomo Coordenador Técnico de Meio Ambiente da EMATER-MG MARCELO CAIO L. TEIXEIRA.
O evento contou com a presença de representantes das cidades que compreendem a Bacia do Xopotó, de representantes de prefeituras e de Câmaras Municipais, empresários, agricultores e membros da comunidade. A Bacia do Xopotó compreende os municípios de São Geraldo, Visconde do Rio Branco, Ubá, Ervália, Guidoval, Guiricema, Divinésia, Rodeiro, Dona Euzébia e Astolfo Dutra.
Dentre importantes informações sobre a Bacia do Xopotó, os especialistas apresentaram estratégias que devem ser pensadas para a conservação de água e solo na sub bacia, como: práticas culturais que associam produção com conservação; práticas mecânicas; proteção das áreas de Preservação Permanentes; e estruturas de reservação de água.
O Coordenador Técnico da EMATER-MG Rogério Gomes também demonstrou áreas que apresentavam alto nível de degradação que, com as devidas práticas e manejo adequado do solo tiveram sua recuperação total.
Um dos pontos principais comentados foi a questão do interesse e união para a realizar as ações necessárias à recuperação da Bacia do Xopotó e de seus afluentes. Para os especializadas, ações como este Forum são essenciais na busca de apoio e conscientização dos diversos atores envolvidos no processo, que envolve desde o devido tratamento do esgoto até o simples ato de economizar água e descartar adequadamente o lixo.
Outro ponto de consenso entre os especializadas foi a questão do desenvolvimento econômico e industrial do município. Com o crescimento, gera maior necessidade de água, tanto para as indústrias quanto para a população. É preciso ter metas e objetivos claros para poder administrar os recursos naturais de forma sustentável.
Na visão do Engenheiro Agrônomo e Presidente da AMIX Raul Cardoso Filho, ações de cunho ambientais são necessárias e precisam ser mais efetivas, pois a população cresce e a natureza não consegue responder sozinha às agressões que vem sofrendo ao longo dos anos.

Raul Cardoso da Silva Filho - Presidente da AMIX; Marcelo Caio L. Teixeira - EMATER-MG ; e Rogério Jacinto Gomes - EMATER-MG

Na foto os palestrantes: Raul Cardoso da Silva Filho - Presidente da AMIX; Marcelo Caio L. Teixeira - EMATER-MG ; e Rogério Jacinto Gomes - EMATER-MG