Câmara conta com quadro completo de servidores convocados pelo último concurso público

por Analista de Comunicação — publicado 08/08/2022 15h44, última modificação 08/08/2022 15h44

A aprovação em concurso público nem sempre é fácil e rápida, pois depende de uma série de etapas para a legalidade do processo. Além disso, imprevistos podem surgir, uma vez que alguns editais são passíveis de contestações por eventualmente faltarem com a lisura, o que pode gerar ainda mais ansiedade nos candidatos que anseiam pelo serviço público como colocação profissional.

O último concurso público realizado pela Câmara, em 2018, enfrentou as imposições legais impostas pela pandemia, mas, com total transparência, alcançou o objetivo de preencher as cinco vagas disponibilizadas: auxiliar de serviços gerais, assistente de arquivo e patrimônio, analista de comunicação, advogado e analista de controle interno. Prorrogado em 2020, o prazo de vigência do edital é o mês de novembro deste ano.

Pandemia e suspensão temporária de convocações

Durante o período de isolamento social imposto pela Covid-19, a Lei Complementar 173/2020 restringiu contratações em âmbito federal até o dia 31 de dezembro de 2021. A partir deste prazo, o Legislativo Municipal convocou para ocupar os cargos de analista de comunicação e de assistente de arquivo e patrimônio, vagos por exoneração a pedido, Ricardo Rodrigues de Assis e Bruna Schiavon Figueiras, respectivamente. Assim, a Câmara Municipal segue com seu quadro de servidores efetivos completo, atendendo democraticamente aos requisitos de isonomia e impessoalidade que devem orientar os trâmites de concursos públicos.

O presidente da Casa, Gerson Gomes de Freitas (Amigo Xereba), analisa a retomada de convocações de servidores. "Assumi a presidência da Câmara em janeiro de 2021, com o firme propósito de conduzir o andamento do edital de convocação do concurso público vigente. Porém, com o cenário pandêmico e a Lei 173/2020, nós respeitamos a determinação, e, como presidente desta Casa, uma das propostas era fazer com que o concurso, de extrema importância, fosse mantido e que o edital seguisse após a vigência da Lei 173. Havia dois cargos vagos durante o período da pandemia que foram preenchidos neste ano: analista de comunicação e assistente de arquivo e patrimônio. Agora, a Câmara está com o quadro efetivo de servidores completo e só tem a ganhar com esses novos funcionários”.

O jornalista Ricardo Assis avalia sua trajetória até a convocação para posse. “Meu histórico é de vários concursos nos últimos anos em diversas localidades. É uma etapa bem cansativa, porque sempre trabalhei e estudei para concursos em minha área, que é de poucas vagas. No mesmo período em que fui convocado pela Câmara, em janeiro de 2022, também fui chamado para assumir um cargo para o qual também fui aprovado em outro estado. Estou muito feliz por estar  e com essa nova etapa”.

Bruna Schiavon conta sobre o período em que se dedicou aos concursos e sobre a surpresa com sua convocação para assumir o cargo na Câmara. “O ano de 2018 foi particularmente difícil para mim quando fui aprovada em sexto lugar no concurso da Câmara. Como não tinha esperanças de ser chamada, participei de outros processos seletivos, mas sem aprovação. Estava trabalhando como agente de saúde em Ubá, cidade onde morei até vir para Visconde do Rio Branco. Não acreditei quando fizeram contato comigo e, então, tive a certeza da lisura do processo. Estou muito feliz por ter assumido um cargo público, com o qual sonhei durante anos”.