Câmara recebe equipes diretivas das escolas para apresentar Parlamento Jovem

por Analista de Comunicação — publicado 04/03/2024 13h39, última modificação 04/03/2024 13h39

Com o objetivo de apresentar o projeto Parlamento Jovem (PJ) e estreitar o diálogo com as instituições de ensino médio da cidade, a coordenação do PJ recebeu na Câmara, na sexta-feira, dia 1º de março, representantes da Escola Estadual Celso Machado, do Colégio Municipal e da Escola Estadual Tenente Roberto Soares de Souza Lima. A reunião aconteceu às 13h, no Plenarinho.

Após a apresentação do projeto, que neste ano aborda “Melhorias do Ensino Escolar”, a coordenação explicou a importância da participação jovem nos encontros, o que agrega habilidades que vão além do Parlamento Jovem. “Realizamos dinâmicas que incentivam os jovens a exporem suas ideias e criamos um ambiente que propicia o desenvolvimento de relações interpessoais”, pontuou o técnico de informação da Câmara e  coordenador do Parlamento Jovem em Visconde do Rio Branco, João Vítor Iasbik.

As visitas nas instituições escolares começam na próxima semana: no dia 11 de março, a equipe do PJ visita a Escola Celso Machado e, no dia 12, a Escola Estadual Tenente Roberto Soares de Souza Lima. O Colégio Municipal e o Colégio Supremo ainda estão definindo as melhores datas.

“O encontro foi positivo, porque as escolas se mostraram receptivas ao projeto. O presidente e o vice-presidente da Câmara, assim como o diretor da Escola do Legislativo estão empenhados em oferecer ao projeto todo o suporte necessário”, afirmou Iasbik.

Estiveram presentes o presidente da Casa, o vereador Antônio de Souza Lima Neto (Nôka do Fizico); o vice-presidente, o vereador Carlos Antônio da Cruz (Asa Brasa); e o diretor da Escola do Legislativo, o vereador Guilherme Guimarães.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da sua Escola do Legislativo. As cidades participam através de suas câmaras municipais, que são as parceiras do programa.