Estudantes definem propostas na plenária municipal do projeto PJ VRB 2025

por Analista de Comunicação — publicado 14/07/2025 09h51, última modificação 14/07/2025 09h51

A plenária municipal, uma das etapas do projeto Parlamento Jovem, reuniu estudantes do ensino médio do Colégio Municipal, da Escola Rafaela Menicucci e da Escola Estadual Celso Machado. O evento aconteceu na sexta-feira, 11, no plenário da Câmara.

O tema “Juventude e Direitos Culturais” foi dividido em três subtemas, para os quais foram apresentadas pelos jovens participantes suas propostas. Apenas uma sugestão para cada subtema foi aprovada, que segue para a plenária regional, quando o Polo da Zona da Mata Norte (Ubá, Visconde do Rio Branco, Ervália, Paula Cândido, Muriaé, Coimbra e Viçosa) se reunirá em Ubá, no dia 8 de agosto.

Para a aluna Maria Luiza Freitas, da Escola Estadual Celso Machado, “participar do Parlamento Jovem tem sido uma experiência inesquecível. Aqui nós podemos conversar sobre assuntos que nós sabemos o quanto são importantes, e conseguimos entender pontos de vista diferentes. Eu penso que precisamos defender o acesso dos jovens à cultura, que é o que nos forma enquanto cidadãos”.

No mesmo sentido, o aluno Pedro Augusto, do Colégio Municipal, avalia a importância do tema deste ano. “Ter a oportunidade de estar entre jovens conversando sobre cultura é muito importante, porque este assunto faz a diferença na vida. Somos seres que vivemos em sociedade e construímos a cultura assim, seja por meio da artes, da religião, seja por interações como esta aqui hoje, nesta plenária na Câmara”.

A plenária foi aberta pela diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Maria Izabel Crovato; pelo vice-diretor, o vereador Lúcio Pereira, e pelo vereador presente, Guilherme Guimarães. A presidência da Casa, bem como os demais parlamentares, foram representados por suas assessorias.