Realizada primeira audiência pública sobre diversidade sexual e direitos da população LGBTQIA+

por vrb publicado 29/06/2021 18h25, última modificação 15/09/2021 16h14

No dia que se celebra o Orgulho LGBTQIA+, 28/06, a Casa do Povo promoveu a primeira Audiência Pública da história do Legislativo Rio-branquense sobre diversidade sexual e direitos da população LGBTQIA+.

A audiência, solicitada pelo vereador Guilherme Guimarães, contou com a presença de representantes do “Coletivo LGBTQIA+ de VRB”, vereadores, incluindo o Presidente da Câmara, Gerson Gomes de Freitas, e apoiadores da causa, que fizeram o uso da fala.
Participaram, ainda, por meio de vídeo-conferência e envio de vídeos transmitidos no Plenário, o Dr Allender Barreto Lima, promotor que encabeça a Coordenadoria de Combate ao Racismo e todas as outras formas de Discriminação do Ministério Público de MG, Brenda Leonardo e Marco Furiati, militantes de JF e Divinésia, respectivamente.

Transcorrida de forma pacífica e muito movimentada, com diversos participantes usando o direito de fala, os presentes levantaram os principais objetivos de luta da população LGBTQIA+ e ouviram o posicionamento de todos os vereadores presentes na reunião a respeito do tema. Foram eles, os vereadores Alex Vinícius Coelho, Antônio de Souza Lima Neto (Noka), Carlos Antônio da Cruz (Asa Branca) e João Batista Pazzini (Bereco).

Ao final da reunião, foi apresentado e assinado por todos os participantes, o PL 1920/2021, de autoria do Vereador Guilherme Guimarães, que institui a criação do Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+, a ser celebrado anualmente no mesmo dia 28/06 e que passará a integrar o Calendário Oficial do Município.
O Projeto buscará desenvolver, durante o dia 28/06, atividades de conscientização e promoção da cidadania LGBTQIA+, com o intuito de fomentar a qualidade de vida, da cidadania e dos direitos humanos, com ações e projetos na área de saúde, educação, arte, cultura, direitos e controle social, com foco no combate à discriminação da população LGBTQIA+.
O Projeto de Lei já está disponível para consulta no site da Câmara, através da área do SAPL.

A Casa do Povo reitera o seu posicionamento aliado à luta das minorias e reafirma ser a casa de todas e todos!