Câmara prevê nova fase de obra e divulga entrega de títulos legislativos

por vrb publicado 22/09/2022 10h18, última modificação 22/09/2022 10h18

As obras de reforma do prédio da Câmara prosseguem nas próximas semanas, após alguns imprevistos. O principal deles foi a troca das tubulações de esgoto que entupiram no mês de maio, o que exigiu reparos não previstos inicialmente no processo licitatório vencido pela empresa Lessa. 

A obstrução, já resolvida, causou a interdição de todos os banheiros da Casa, do primeiro e do segundo andar. Por essa razão, foi publicada à época a Portaria nº 99/2022, que autorizava o revezamento entre os funcionários da Câmara. O vereador e presidente Gerson Gomes de Freitas (Amigo Xereba), explicou, na ocasião, que o entupimento foi, de fato, um imprevisto. “É a primeira reforma neste prédio desde sua construção, e este problema reforça a necessidade destes reparos para oferecer segurança e melhores condições de trabalho aos funcionários e de atendimento ao público”.

A obra teve início no dia 8 de março, com pintura e manutenção dos gabinetes dos vereadores. Em seguida, houve a substituição do telhado, um dos reparos fundamentais para a estrutura da edificação, deteriorada em razão das infiltrações. Nesta próxima fase, pontos importantes estão sendo revistos e redimensionados, a fim de cumprir, de maneira eficiente e com legalidade, os propósitos de reforma do prédio do legislativo municipal, como a aquisição de tela para proteção do telhado contra pombos, guarda corpo da sacada, parte elétrica, dentre outros. 

Segundo o responsável técnico, o engenheiro fiscal Fernando Antonucci, “não estava prevista, inicialmente, a canalização dos fios elétricos, que estavam soltos atrás do forro. Por isso, precisou ser feito um levantamento de todo o material necessário para este trabalho, respeitando todo o trâmite burocrático, o que suspendeu a finalização dos reparos do teto da Câmara. 

Fernando justificou a adequação da obra como necessária para a condução de um trabalho comprometido com a licitude. “Importante destacar que, desta mesma forma, outros reparos só foram percebidos depois que a obra começou e, com isso, houve a necessidade de se refazer processos que envolvem compras e, o mais importante, justificá-los, mantendo a legalidade para evitar qualquer questionamento”.

Títulos de Mérito Legislativo e Cidadania Honorária

Por essa razão, as solenidades de entrega das honrarias legislativas, inicialmente programadas para os dias 27 e 28 de setembro, precisaram ser adiadas para a segunda quinzena do mês de novembro, quando serão concedidos os títulos de Mérito Legislativo e Centenário de Raul Cardoso da Silva, no dia 14; e Cidadania Honorária, no dia 15.

Para o vereador e presidente da Câmara, Amigo Xereba, é necessário que a Casa esteja organizada e em ordem para a entrega das honrarias. “Este ano, homenagearemos o ex-prefeito, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal, Raul Cardoso da Silva, pelo seu Centenário. Além de realizarmos a tradicional entrega dos títulos de Cidadania Honorária e de Mérito Legislativo Rio-branquense. Queremos que a Câmara esteja em condições dignas para receber bem todos os familiares e cidadãos nessa ocasião tão especial para Visconde do Rio Branco”.

Confira quem são os agraciados:

 

Mérito Legislativo - entrega no dia 14 de novembro

Ismael Gomes dos Santos

Gilmar de Oliveira 

José Tadeu de Oliveira Lopes

Cláudio João de Oliveira

José Geraldo de Souza

Josias Soares Baldez


Cidadania Honorária - entrega no dia 15 de novembro

Maria Thereza Vieira Pinto Alves

Luiz Mendonça Alves

Terezinha Paula Guimarães

Dr. André Luiz Melo Cunha

Dr.ª Daniele Rodrigues Marota Teixeira

Fábio Henrique Freitas Pereira

Daniela Pires Alves Vieira

Frâncel Marzork

Luiz Fernando Silva