Combate à obesidade

por Analista de Comunicação publicado 08/12/2017 14h35, última modificação 08/12/2017 14h35
Combate à  obesidade

Imagem da internet

O vereador Carlos Antônio da Cruz (Asa Branca-PSL) entrou com preposição que institui o mês de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil.
O projeto de lei tem como objetivo conscientizar a criança e o adolescente sobre os riscos da obesidade. A obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais. O risco aumentado de mortalidade e morbidade associado à obesidade tem sigo alvo de muitos estudos que tentam elucidar os aspectos da síndrome metabólica, também chamada de síndrome X, como consequência da obesidade.
Está síndrome é caracterizada por algumas doenças metabólicas, como resistência à insulina, hipertensão e dislipidemia. Está bem estabelecido que fatores genéticos tenham influência neste aumento dos casos de obesidade. No entanto, o aumento significativo nos casos de obesidade nos últimos 20 (vinte) anos dificilmente poderia ser explicado por mudanças genéticas que tenham ocorrido neste espaço de tempo, sendo assim, os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com a ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário, especialmente nas crianças, e isto vem se tornando uma epidemia global, pois registra-se que nas últimas décadas, duplicou a incidência da obesidade entre crianças e adolescentes.
Sendo assim, segundo a justificativa do projeto, a finalidade do projeto é implementar ações eficazes para a redução de peso, o combate à obesidade infantil, e à obesidade mórbida da população da população. A obesidade é mais do que um problema com a aparência, é um perigo para a saúde.
O projeto já foi encaminhado para sansão do Executivo e se encontra no Portal da Transparência da Câmara (SAPL) com todas as regras para sua execução.