Coordenação do Parlamento Jovem visita todas as escolas interessadas no projeto

por Analista de Comunicação — publicado 15/03/2023 10h01, última modificação 15/03/2023 10h01

Após conversas com os departamentos diretivos e pedagógicos das escolas que oferecem ensino médio em Visconde do Rio Branco, a equipe de coordenação do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2023 da Câmara Municipal encerrou, nesta terça-feira, dia 14, a etapa de visitas às instituições que demonstraram interesse no PJ. Aproximadamente mil alunos ouviram as informações sobre o projeto e sua relevância social.

O início dos diálogos foi na terça-feira, dia 7, quando o PJ foi apresentado formalmente como um instrumento de conscientização multidisciplinar, capaz de potencializar discussões em âmbito escolar. Duas instituições participaram deste primeiro encontro na Câmara:  Colégio Rio Branco, representado pela assistente social Rachel Cerqueira Silva, e Escola Rafaela Menicucci, representada pela diretora Eliene das Graças Rodrigues Duarte.

Com o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”, o Parlamento Jovem retorna à Casa Legislativa após três anos. Entre os dias 8 e 14 de março, a equipe da Câmara visitou o Colégio Municipal Rio Branco; a Escola Rafaela Menicucci; e a Escola Estadual Celso Machado. Durante as apresentações para estudantes, foram entregues os formulários de inscrição que serão devidamente preenchidos e assinados pelos pais ou responsáveis. Com esse material, os coordenadores definirão o dia e horário em que vão acontecer os encontros na Câmara.

“A recepção dos alunos à nossa visita foi muito boa. Percebemos o interesse de muitos jovens em entender mais sobre o processo político e a vontade de conversar sobre mercado de trabalho, assunto que já é realidade para a maioria, seja por almejarem seu espaço, ou, por já fazerem parte dele. Nossa expectativa é a melhor”, avaliou o coordenador e analista de comunicação da Casa Legislativa, Ricardo Assis.

Para o técnico em informática João Iasbik, coordenador do PJ há 10 anos, “é muito bom sentir que teremos novamente a participação de jovens neste projeto que eu tanto gosto e ao qual me dedico. A expectativa é grande e muito positiva, pois Visconde do Rio Branco tem um histórico de destaque nas edições em que participou”, acrescentou.