Equipe do Parlamento Jovem participa de Plenária Regional

por Analista de Comunicação — publicado 04/08/2023 22h14, última modificação 04/08/2023 22h14

Os alunos do ensino médio membros do Parlamento Jovem (PJ) 2023 de Visconde do Rio Branco participaram da Plenária Regional em Ubá, na tarde desta sexta-feira, dia 4. O município retoma o projeto após três anos.

A sessão foi aberta pela equipe da Câmara Municipal de Ubá, juntamente com os vereadores presentes das cidades integrantes do Polo Zona da Mata Norte formado pelas cidades de Viçosa, Coimbra, Paula Cândido, Visconde do Rio Branco, além de Ubá.

No primeiro momento, os estudantes escolheram por votação “Jovem e desigualdade de gênero” como proposta para disputar com os demais polos o tema do PJ 2024 na Plenária Estadual que acontece em Belo Horizonte.

Após a escolha dos coordenadores e dos suplentes de cada subtema, os alunos debateram as propostas apresentadas, fruto de suas proposições nas plenárias municipais.

Na próxima semana, será disponibilizado um formulário on-line por meio do qual os alunos poderão votar e escolher uma proposta de cada um dos três subtemas para representar o Polo Zona da Mata Norte na Plenária Estadual, em setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas.

Oito estudantes estiveram no encontro, além da coordenação e do diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, o vereador Guilherme Guimarães de Azevedo.

Parlamento Jovem de Minas

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Essa é a 19ª edição do projeto, que tem como tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Participam 146 cidades, sendo 44 ingressantes, divididas em 20 polos.