Escola do Legislativo da Câmara volta a participar do Parlamento Jovem

por Analista de Comunicação — publicado 24/02/2023 10h43, última modificação 24/02/2023 10h43
Suspenso em 2019, projeto volta à Casa como oportunidade para alunos do ensino médio conhecerem melhor a política e seus instrumentos

Depois de três anos afastada do projeto, a Câmara retoma sua participação no Parlamento Jovem (PJ), interrompida pela pandemia, no início de 2020. A adesão oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 23, em reunião por videoconferência.

A coordenadora regional, Patrícia Gomes, informou que o Polo Zona da Mata Norte, do qual Visconde do Rio Branco faz parte, integra também os municípios de Viçosa, Coimbra, Paula Cândido e Ubá. “É com muita alegria que recebemos vocês de volta este ano. O Legislativo municipal ganha muito quando possibilita aos jovens a participação no PJ”, avaliou.

Para o presidente da Câmara, Antônio de Souza Lima Neto, a retomada do PJ faz parte dos compromissos assumidos para este biênio. “Trazer a juventude para participar da vida política, por meio da discussão de temas que estimulem a participação democrática, é fundamental. Estarei ao lado, participando do que puder”, concluiu.

O vereador Guilherme Guimarães de Azevedo, nomeado diretor da Escola do Legislativo pela Portaria 3/2023, destacou a relevância da reinserção ao projeto. “A retomada da Câmara e da Escola do Legislativo ao Parlamento Jovem é uma grande conquista e uma grande oportunidade para a juventude de nosso município compreender melhor os papéis dos Poderes da República e, em especial, do Legislativo. Entender e participar mais fará com que tenhamos jovens mais atuantes e preparados para assumir o papel de protagonistas da própria cidade”.

Neste ano de 2023, em sua 19ª edição, o tema é “Jovem e Mercado de Trabalho", a partir do qual os alunos desenvolverão as discussões e projetos, conforme cronograma que será divulgado em breve, bem como o formulário de inscrição. A Câmara iniciará visitas às escolas de ensino médio nas próximas semanas, a fim de apresentar o PJ e convidar os estudantes.

Parlamento Jovem

É um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.