Legislativo de Visconde do Rio Branco tem a primeira PRESIDENTA

por Analista de Comunicação publicado 16/06/2017 15h05, última modificação 19/06/2017 09h22
Legislativo de Visconde do Rio Branco  tem a primeira PRESIDENTA

Primeira Presidenta da Câmara de Visconde do Rio Branco

A Vereadora Maria Amábile Cadedo assumiu, no dia 23 de maio de 2017, a cadeira de PRESIDENTA em Exercício da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco. Nos quase 100 anos de Legislativo no município, esta é a primeira vez que uma mulher assume, mesmo interinamente, a posição mais alta na Mesa Diretora da Casa Legislativa.
Desde a instauração da Primeira Câmara em 21 de setembro de 1839, quando Visconde do Rio Branco ainda possuía status de vila com denominação de Vila de São João Batista do Presídio, o Poder Legislativo não teve a presença feminina no topo da Mesa Diretora. Nesses 177 anos, contando até a 17ª Legislatura que finalizou em 2016, apenas 7 mulheres ocuparam a vereança no município, sendo 2 nesta última Legislatura.
Mabinha Cadedo, como é conhecida popularmente, vem quebrar uma hegemonia masculina na direção do Poder Legislativa municipal de Visconde do Rio Branco.
Mabinha nasceu em Visconde do Rio Branco aos 02 de fevereiro de 1965. Mãe de dois filhos, exerce a profissão de cabeleireira a 30 anos. Para adquirir conhecimento e aperfeiçoamento profissional, Mabinha Cadedo, como é conhecida popularmente, se ausentou da cidade por dois anos.
Mabinha sempre sonhou em fazer parte da vereança. Filha de Aristides Cadedo que foi Vereador da Câmara Municipal por quatro mandatos, teve através de seu pai e mentor forte influência para entrar na política.
Com presença profissional e religiosa na comunidade, Mabinha foi convidada para participar do processo eleitoral como candidata, refletiu e abraçou a causa por entender que seria a forma de fazer o bem para todas as comunidades, sendo servidora do povo. Agora, por força maior, está ocupando o cargo de Presidenta interina da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco.