Legislativo entrega diplomas de mérito e cidadania honorária em solenidades

por Analista de Comunicação — publicado 16/11/2022 15h50, última modificação 16/11/2022 16h27

Em duas noites marcadas por homenagens, reconhecimento e forte emoção, a Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco promoveu, em sessão solene, a entrega das honrarias de Mérito Legislativo, Mérito Legislativo Especial e Cidadania  Honorária. As reuniões aconteceram nas noites de segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de novembro, com a presença dos vereadores e autoridades representantes dos três Poderes.

Na sessão do primeiro dia, foram entregues os títulos de Mérito Legislativo a Ismael Gomes dos Santos, Gilmar de Oliveira, José Tadeu de Oliveira Lopes, Cláudio João de Oliveira, José Geraldo de Souza e Josias Soares Baldez. Em sequência, o Mérito Legislativo Especial coube à família de Raul Cardoso da Silva, pelo centenário do ex-prefeito, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara. Uma placa foi descerrada  na Sala das Comissões Dr. Jair Roberto da Silva, conhecida como “Plenarinho”, em sua homenagem. Sua filha, Lúcia Cardoso, representou a família e destacou a importância de reavivar os atributos de seu pai.

“Para nós, familiares, é motivo de muito orgulho sermos descendentes de uma pessoa reconhecida por todos como um exemplo de cordialidade, honradez, simplicidade e honestidade. Cada homenagem ao nosso pai é um acalanto à saudade que sentimos e também a certeza que ele nos deixou ensinamentos para toda vida”.

O vereador e presidente da Câmara, Gerson Gomes de Freitas (Amigo Xereba), conduziu as solenidades e avaliou as homenagens deste como um momento de confraternização e reconhecimento. “É uma satisfação presidir a entrega destas honrarias a pessoas tão distintas que fazem a diferença em nossa cidade. Estou muito feliz em ver nossa Casa cheia, o que prova a importância de reconhecermos a dedicação e o legado que os homenageados vão deixar em nossa memória e na história do município”.

Cidadania Honorária

Na terça-feira, dia 15, Maria Thereza Vieira Pinto Alves, Luiz Mendonça Alves, Terezinha Paula Guimarães, Daniela Pires Alves Vieira, André Luiz Melo da Cunha, Daniel Rodrigues Marota Teixeira, Fábio Henrique Freitas Pereira, Frâncel Marzork e Luiz Fernando Silva foram agraciados com o título de Cidadania Honorária.

A procuradora Heloísa Helena Reis proferiu um discurso sobre o significado deste título honorífico, concedido por lei. “Conforme diz uma passagem bíblica, não é possível ser morno, ser mais ou menos. Essas pessoas, novos irmãos rio-branquenses, destacam-se por seu posicionamento sempre em favor da nossa população. Não são pessoas naturais da cidade, mas contribuíram e contribuem de forma decisiva para o progresso do município e, por essa razão, são ‘filhos adotivos' muito especiais”, avaliou.

O prefeito Luiz Fábio Antonucci Filho agradeceu aos vereadores pela delicadeza do convite e pela capacidade de escolha dos agraciados. “Esses títulos só comprovam que a história da nossa cidade é viva e traduzem um espírito coletivo como forma de homenagear pessoas que lutam e que se destacam. Eu parabenizo à Câmara por esse ato nobre que reconhece personalidades indispensáveis para o nosso desenvolvimento”.

Para o representante do Judiciário, o juiz André Luiz Melo da Cunha, que também recebeu o título de Cidadão Honorário, “é uma alegria indescritível participar deste evento, sobretudo representando hoje [segunda-feira, dia 14] o Judiciário. A solenidade homenageia, de forma tão justa, pessoas que são fundamentais para a cidade. É muito importante reconhecer a grandeza de quem participa da edificação do município.

As sessões solenes estão disponíveis em nosso canal TV Câmara, no YouTube e as fotos estão no nosso Instagram, no link da Bio.