Projeto Câmara Mirim é instituído na Câmara

por Analista de Comunicação publicado 28/02/2018 00h00, última modificação 16/03/2018 10h05

Aprovado na terceira reunião ordinária do mês de fevereiro (19/02/2018) o Projeto de Resolução n° 581/2017 do vereador Gerson Gomes de Freitas, que institui, na Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco, o projeto Câmara Mirim. A Câmara Mirim consistirá na simulação de sessões legislativas com estudantes de Ensino Fundamental, nas quais, por meio de vivência dos trabalhos legislativos, os participantes representarão o papel de vereadores, apresentando e discutindo proposituras, nas suas várias modalidades, contendo problemas reais da comunidade e que serão encaminhados à consideração dos vereadores da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco.
Na justificativa do projeto, o vereador coloca como objetivo geral a promoção e interação entre a Câmara Municipal de Visconde do Rio branco, sociedade e escola, permitindo ao estudante compreender o contexto social em que vive e contribui para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos, sociais e econômicos da sociedade brasileira.
Para o autor da propositura, além de estimular a formação de líderes, o projeto Câmara Mirim irá favorecer o entendimento dos estudantes sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do vereador, enquanto representante do cidadão junto do poder público.
Serão realizadas discussões e reflexões sobre os problemas da cidade que mais afetam a população. Os estudantes serão estimulados a pensar como um vereador e apresentar sugestões para a melhoria de sua rua, de sua comunidade, seu bairro e da cidade em geral.
A filosofia da Câmara Mirim baseia-se na formação de jovens cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, que precisam conhecer e lutar pelos seus direitos de participar da definição e concretização dos rumos da sociedade e das políticas públicas na cidade.
"A cidadania como um dos princípios básicos da vida. Essa premissa está escrita na Constituição Federal de 1988 e deve ser assegurada por instituições de ensino e órgãos governamentais. E, para levar a escola até a Câmara e a Câmara até a Escola e fazer com que os pequenos cidadãos conheçam o papel do Legislativo Municipal e exercerem a cidadania, a criação do Projeto Câmara Mirim, será um grande incentivo à família e aos jovens, na participação política cidadã" salientou o autor do projeto.
“A minha ideia para o projeto é de que tenha nove Vereadores Mirins, e que cada um seja auxiliado por um vereador da Câmara. Outro ponto que já estamos planejando para o próximo passo do projeto é o Regimento Interno do Câmara Mirim que irá ditar todos os direitos e deveres” afirmou o vereador Gerson Gomes de Freitas.