Servidores participam de capacitação para atualização de ferramentas usadas pelo Legislativo

por Analista de Comunicação — publicado 13/11/2023 15h25, última modificação 13/11/2023 15h25
As oficinas foram administradas na cidade de Arcos (MG) com a participação de 11 Câmaras Legislativas

Com o objetivo de otimizar o trâmite legislativo, três servidores da Câmara Municipal participaram de cursos de capacitação oferecidos e ministrados pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. O analista de comunicação, Ricardo Assis; o assessor legislativo, Marcio Dias; e o técnico de informação, João Vitor Iasbik estiveram em Arcos (MG) entre os dias 6 e 10 de novembro.

A primeira oficina (SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo”), apresentou as ferramentas por meio das quais os trâmites legislativos são registrados e publicizados. Para Márcio Dias, que atua diretamente com o sistema na secretaria da Câmara, “as atualizações no SAPL farão toda diferença no processo legislativo. Conhecemos aqui novas ferramentas que garantem ainda mais transparência e eficiência no registro e tramitação das proposições".

O segundo curso foi sobre o Portal Modelo e apresentou novos mecanismos técnicos para atualização do site da Câmara, que já faz uso do formato disponibilizado pelo Interlegis. O espaço (www.viscondedoriobranco.mg.leg.br) é destinado às matérias jornalísticas e à publicização de todas as ações da Casa Legislativa.

O jornalista Ricardo Assis avaliou as possibilidades de implementação demonstradas na oficina. “A população ganha com um portal mais funcional e acessível e os servidores podem contar com ferramentas que, tanto auxiliam o trabalho diário, quanto fornecem meios de conduzir as proposições do legislativo com total fluidez e transparência”.

João Vitor Iasbik, técnico de informação, destacou a importância de os funcionários da Câmara estarem conectados com as mudanças e com as novas ferramentas. “Nós já utilizamos o Portal e o SAPL em nosso trabalho, mas essas implementações vão somar experiências, o que resulta em qualidade na prestação de serviço para a população”.

Representantes de 11 Câmaras Municipais participaram das oficinas.