Vereadores aprovam indicações e requerimentos e utilizam o pequeno expediente

por Analista de Comunicação — publicado 14/12/2022 20h38, última modificação 14/12/2022 20h38

Os vereadores se reuniram na noite desta terça-feira, dia 13, para a segunda reunião ordinária do mês de dezembro. Foram aprovados indicações e requerimentos, além do uso excepcional do pequeno expediente por todos os parlamentares na segunda reunião.

Na abertura da sessão, o secretário Marinho de Almeida Neto, a pedido do presidente Gerson Gomes de Freitas (Amigo Xereba), leu os ofícios, inclusive o que justificava a ausência do vereador João Batista de Freitas do Nascimento. Na sequência, foram votados os requerimentos e indicações e aprovados por unanimidade.

A pedido do plenário, foi colocado em votação pelo presidente Gerson o pequeno expediente, espaço regimentalmente concedido aos vereadores na primeira reunião ordinária do mês. O tempo de cinco minutos para que os parlamentares apresentassem comunicações foi concedido.

Alex Vinícius Coelho registrou moção de repúdio aos ataques e ofensas sofridos na internet pelo vereador e vice-presidente Carlos Antônio da Cruz (Asa Branca). No mesmo sentido, Antônio de Souza Lima Neto registrou moção de aplausos a Asa Branca, por sua integridade. Em seu tempo, Asa Branca explicou o contexto das agressões e afirmou estar tomando providências.

Guilherme Guimarães de Azevedo usou da Tribuna Democrática para denunciar um suposto desvio de dinheiro público no abastecimento de veículos da frota da Prefeitura de Visconde do Rio Branco, material apurado também pelo vereador Alex Coelho. A denúncia, segundo o parlamentar, já teria sido protocolada junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.

José Silvino Reis de Bittencourt solidarizou-se com Asa Branca. Marinho José de Almeida Neto afirmou que não compactua com ações ilícitas e que as acusações apontadas por Guilherme Guimarães devem ser apuradas. O vereador Pedro Júlio solidarizou-se com a população da zona rural em razão dos impactos das chuvas na região.

Amigo Xereba disse já ter sido vítima também de ataques na internet, e se posicionou contrário a essa prática. Além disso, emitiu orientações sobre a sessão do dia 20 de dezembro, a última do ano de 2022, quando acontece a eleição da mesa diretora da Casa Legislativa.

A sessão está disponível no canal TV Câmara, no YouTube.