Oficina do Parlamento Jovem trabalha conceitos da Constituição Federal

por Analista de Comunicação publicado 08/04/2019 09h55, última modificação 06/03/2020 14h09

Todas as quintas-feiras, os alunos participantes do Parlamento Jovem se encontram na Câmara Municipal para debater e discutir conceitos relativos à formação política e sobre o tema do PJ desse ano, que é a discriminação étnico-racial.

No último encontro, dia 04/04, os alunos se reuniram para debater sobre a construção de um país. Em uma dinâmica criada pelo site Politize, os 3 grupos precisaram pensar e discutir sobre 16 questões relativas a criação de uma nação.

As perguntas iam desde quem poderia habitar o país, passando por questionamentos relativos a parte legislativa, questionando quem seriam os criadores das leis e qual seria a participação da população nesse processo. As respostas foram bastante interessantes e dois dos três grupos escolheram uma república parlamentarista como forma de   governo.

Foi discutido também quem poderia votar e se eleger, e em ambos os casos, os estudantes destacaram a importância da formação escolar para votar e a necessidade da formação política para ser votado. Além desses temas,  também foi discutido o que aconteceria com quem descumprisse as regras.

Nesse caso, os alunos foram bem rígidos com as penas para quem descumprisse as leis. Para alguns casos haveria o exílio e, em casos de corrupção, a pena de morte seria aceita.

Ao final das apresentações, os grupos discutiram quais seriam as melhores alternativas para governar um país e qual seria a melhor forma para a população viver. Os estudantes ainda destacaram a importância da economia como um ponto central para garantir que o país tivesse soberania o suficiente para manter sua população bem atendida.