Parlamento Jovem realiza sua primeira oficina

por Analista de Comunicação publicado 26/03/2019 10h09, última modificação 06/03/2020 14h12

Foi realizada, no dia 22/03, sexta-feira, a primeira Oficina do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco. O primeiro encontro teve o objetivo de apresentar o Parlamento Jovem aos alunos inscritos e explicar um pouco sobre o funcionamento das oficinas e os encontros regionais e estaduais. Estavam presentes: o Coordenador do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco Claudiney Malta, o Vereador e Diretor da Escola do Legislativo Jose Silvio Gomes, a Assessora Legislativa Aneelise Vieira e o Servidor da Câmara Hugo Alves.

A reunião começou às 9h e os alunos foram recepcionados pelo Coordenador do PJ. Claudiney iniciou a reunião com uma conversa explicando sobre a criação do Parlamento Jovem de Minas em 2004, e falou do pioneirismo da Câmara de Visconde do Rio Branco ao abraçar esse projeto em 2009. Em seguida, Jose Silvio Gomes se apresentou e passou a palavra para os demais alunos se apresentarem também.

O encontro foi seguido por duas dinâmicas. Na primeira, os 18 alunos se dividiram em 3 grupos ( P, J e VRB) e tiveram que montar um quebra-cabeça do estado de Minas Gerais.  O grupo P, em 11 minutos, se destacou e conseguiu montar a figura primeiro.

Depois, os alunos escreveram em um pedaço de papel algo que eles desejassem para alguém e colocaram as mensagens aleatoriamente na mesa. Dando sequência à atividade, cada participante retirou uma mensagem da mesa e a leu em voz alta. A intenção da dinâmica foi fomentar a integração dos alunos e mostrar que é possível oferecer sentimentos bons para o outro, mesmo sem saber quem é o destinatário da mensagem.

Ao final, o Coordenador presenteou os vencedores da primeira dinâmica com bombons e deixou para que os alunos vencedores escolhessem se apenas eles deveriam ganhar o prêmio ou se todos deveriam ser presenteados. Com o argumento de que todos trabalharam juntos e se empenharam, todos os alunos foram premiados com os bombons e o encerramento da reunião foi em clima de confraternização.