Polo Caparaó realiza GT e Plenária Regional

por Analista de Comunicação publicado 16/08/2019 09h18, última modificação 06/03/2020 14h13

No  dia 07/08, aconteceu em Viçosa, no Centro de Ensino e Extensão (CEE), o Grupo de Trabalho da etapa Regional do Polo Caparaó. Foram selecionados 9 alunos de cada cidade para participarem dessa fase, totalizando cerca de 70 estudantes do ensino médio.

Nesse encontro, os alunos se dividiram em 3 salas, de acordo com os subtemas de 2019 — desigualdades socioeconômicas; violência por motivos étnicos-raciais e direitos às diversidades e à diversidade cultural — para discutirem e votarem as propostas aprovadas nas Plenárias Municipais. Ao fim dos trabalhos, foram aprovadas 6 propostas de cada tema.

Plenária Regional

No dia 14/08, dando continuidade aos trabalhos, os alunos integrantes do Polo Caparaó se reuniram na Câmara Municipal de Ubá para a realização da Plenária Regional. No encontro, as 18 propostas aprovadas no GT foram apresentadas, discutidas e suprimidas, sendo apenas 7 aprovadas.

A plenária foi dividida conforme os subtemas e cada tema tinha um relator e coordenador para organizar os trabalhos. Depois de quase 5 horas de plenária, as propostas foram definidas. Veja quais foram:

SUBTEMA 1 - DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS

1. Criação de projetos sociais como minicursos, palestras e oficinas, conferidas pelas secretarias de assistência social dos municípios, a fim de oferecer às classes menos favorecidas cursos profissionalizantes e oficinas que ensinem noções básicas de economia para que estas pessoas saibam como administrar o seu próprio capital.

2. O estado deve criar meios de valorização do trabalho das pessoas negras, indígenas e ciganas, como maiores investimentos em programas educacionais e aumento do grupo de cotas, para todos os institutos federais profissionalizantes e CEFET's incluindo, além dos negros, a garantia de acesso aos indígenas e ciganos nos institutos públicos profissionalizantes.

SUBTEMA 2 - VIOLÊNCIA POR MOTIVOS ÉTNICO-RACIAIS

1.  Formação de uma divisão dentro da polícia militar com recrutamento de integrantes dos próprios grupos étnicos de acordo com a preferência da sociedade protegida, seja ela indígena ou quilombola, a fim de realizar a proteção de suas terras, efetuando denúncias contra invasores. Tal convocação seria opcional a descrição de tribo ou quilombos. O número de guardas a serem convocados será proporcional a área abrangida. Caso os convocados sejam insuficientes ou não representem seus costumes e tradições, os fiscais poderão ser substituídos. Esse grupo atuaria em proteção dos indígenas e quilombolas tanto em caso de invasão quanto em casos de agressão física dentro da aldeia.

2. Disque denúncia: consiste na ampliação dos serviços dispostos pelo número de denúncia 156 para o crime de racismo (para que atenda toda área de minas gerais). Manter a denúncia completamente anônima; prestação de socorro para agressões físicas ou psicológicas; encaminhamento da denúncia para a delegacia mais próxima ao atendimento digital pra vítima.

3. Todo e qualquer empregador, ao fazer uma entrevista de emprego, deverá realizá-la "às cegas"; através de programas tecnológicos específicos ou mecanismos que mantenham a privacidade de informações pessoais e étnicas sem, contudo, se atentar a credo, religião ou características físicas, de forma que se dê importância diretamente ao mérito, à capacidade profissional e se os candidatos se adequam à vaga.

SUBTEMA 3 - DIREITO ÀS DIVERSIDADES E À DIVERSIDADE CULTURAL

1. Levar às escolas e locais públicos municipais, palestras, oficinas e afins, promovidas por artistas locais e líderes de movimentos, com o objetivo de conscientizar a população da participação dessas pessoas na sociedade, tanto quanto demonstrar o seu trabalho perante a comunidade, que muitas vezes é desconhecido e desvalorizado. Fazendo assim, com que seu trabalho seja reconhecido e ganhe mais visibilidade.

2. Garantir aos filhos dos ciganos, em razão de sua atividade itinerante, direito à transferência da matrícula e, consequentemente, vaga nas escolas públicas locais de nível fundamental e médio. Tendo um material diferente, para um EAD, para não se perderem em outras bases curriculares.

Ao final, houve ainda a votação dos 9 representantes que irão à Plenária Estadual, em Belo Horizonte, no dia 20 de setembro, representando o Polo Caparaó.

Cada cidade tem direito a levar um aluno e o escolhido do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco foi o Emerson Henriques Mendonça Franco. Os alunos também votaram pela sugestão do tema de 2020 e o escolhido foi Combate à Homofobia.